segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Greve dos metroviários pode ter atrapalhado mudanças no trânsito realizadas pelo Detran-DF

Foto: Google

As mudanças no trânsito, iniciadas pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) nesta segunda-feira (12), às 6h, causou grande congestionamento no Eixo Monumental.

Os motoristas que utilizam as saídas do Sudoeste e do Setor de Indústrias Gráficas (SIG) tiveram que esperar 25 minutos para conseguirem entrar na via. Por causa desse fato, as alterações foram desfeitas às 8h30, meia hora antes do previsto. A greve dos metroviários está sendo apontada como um das causas da falha na ação.

O objetivo das mudanças é estudar e aplicar melhorias na fluidez do trânsito, devido à grande retenção de fluxo que está ocorrendo na região entre dois horários: por volta das 6h30 até as 9h e das 17h às 19h. Fiscalização e Engenharia vão trabalhar em conjunto para encontrar soluções para a retenção do fluxo na altura da Catedral Rainha da Paz até o Ministério Público (MPDFT), além de retenções menores entre a alça de ligação Via Marginal BR-450 até a S-1.

A intervenção está programada para se estender até o dia 23, sexta-feira, e vai aplicar mudanças, como o aumento do tempo da Onda Verde entre a BR-450 e o MPDFT; a intermitência de semáforos da saída da 1ª Avenida do Sudoeste e da via EPIG, a canalização com cones de duas faixas da via EPIG, fechamento de retornos, fechamento da Ligação da N-1 com a S-1; colocação de cercas nas calçadas para a canalização dos pedestres para a travessia no semáforo do MPDFT e a presença de equipes de agentes de trânsito em toda a área.

A operação será acompanhada em sobrevoo pelo helicóptero do Detran, o Sentinela 1, que vai fazer o registro dos efeitos gerados pelas ações para análise posterior pelas autoridades de trânsito. Essa intervenção faz parte do Programa de Intervenção e Fluidez no Trânsito do Detran e se estenderá aos pontos de retenção que mais perturbam os brasilienses.

Foi feito, em novembro, um teste das ações em Águas Claras, que sofre com as saídas de fluxo paralelas à Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Na ocasião, o diretor de Policiamento e Fiscalização do Detran, Nelson Leite Junior, explicou que o trabalho foi temporário e que será necessário fazer “uma obra, colocar um sinal ou o que for detectado como necessário para reduzir o congestionamento”.



Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário