quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

42% dos brasilienses não possuem conta bancária



Mais de um milhão de brasilienses, o equivalente a 42,2% da população do Distrito Federal, não possuem conta-corrente em banco. O dado faz parte da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílio (Pdad), elaborada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).

A Cidade Estrutural, segundo o estudo, registra o maior número de pessoas, com mais de 10 anos de idade, sem acesso a qualquer tipo de serviço bancário. São 14,3 mil habitantes da região que lidam apenas com o dinheiro em espécie.

O Jardim Botânico, por outro lado, concentra a população mais bancalizada do DF: 60% dos moradores têm conta-corrente em banco. A pesquisa revela ainda que somente 1,8% dos brasilienses, o que equivale a 46 mil pessoas, tem conta-poupança.

Para o diretor de Informações da Codeplan, Júlio Miragaya, a explicação para o alto índice de pessoas sem conta em banco é a desigualdade de renda. “Muitas famílias sobrevivem com apenas um salário-mínimo, ou seja, com o dinheiro contado para sobreviver. O que significa que elas não conseguem pagar as tarifas bancárias cobradas pelos bancos para ter uma conta-corrente”, diz. “A escolha mais racional das classes com renda mais baixa é a poupança”, complementa.


Leia mais na edição impressa desta quarta-feira (28) do Jornal de Brasília.



Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário