quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Santos recebe o Coritiba para voltar a vencer e espantar a má fase

O Santos ocupa a 16ª posição na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Com 15 pontos ganhos e procurando se afastar da zona de rebaixamento do Brasileirão, o Peixe enfrenta o Coritiba nesta quarta-feira, às 21h50 (horário de Brasília), na Vila Belmiro. O confronto é válido pela 17ª rodada da competição.

Para esse compromisso, os santistas poderão contar com a volta do zagueiro Edu Dracena, que cumpriu suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo na derrota para o Atlético-GO, no último sábado, no Serra Dourada. O defensor irá completar, nesta oportunidade, a marca de 100 jogos com a camisa alvinegra diante do Coxa.

Capitão, Dracena demonstrou preocupação com a má fase vivida pelos alvinegros e espera que o time possa reagir, após a derrota para o Dragão, com um triunfo sobre o Coritiba. "Nós precisamos voltar a ter aquela regularidade que marcou a nossa equipe no primeiro semestre. Sabemos que é normal haver um relaxamento após uma conquista importante, especialmente quando se trata de uma Libertadores. Só que, nesse caso específico, estamos demorando muito a engrenar na competição", discursou.

Segundo Edu Dracena, os jogadores têm procurado conversar para ajustar o time o mais rápido possível, visando retomar o caminho das vitórias. "Estamos conversando todos os dias procurando encontrar uma solução. A cobrança agora tem que ser maior. Sempre que as vitórias não acontecem é porque está faltando alguma coisa. Vamos rever o que estamos fazendo de certo e errado, melhorar na defesa, no ataque, meio de campo e encaixar as peças na equipe novamente. Temos que fazer algo diferente para sair dessa situação", comentou.

Em contrapartida à volta de Dracena, o técnico Muricy Ramalho não poderá contar mais uma vez com o volante Ibson e o meia Elano. O primeiro está com uma lesão de grau 2 no músculo adutor da coxa esquerda e terá de ficar 30 dias afastado dos gramados. Já o segundo sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo no clássico com o Corinthians, na última quarta, e foi vetado pelo departamento médico do clube.

Por outro lado, o volante Arouca é dúvida. Se ele for vetado, Diogo deve ser o seu substituto. Os outros três jogadores do meio-campo devem ser os mesmos que atuaram no revés para o Atlético-GO: Adriano, Henrique e Ganso. No ataque, Neymar e Borges formam o setor novamente.

Confirmado como o dono da camisa 1 santista, Rafael espera que a equipe respeite o Coxa para sair da Vila com um resultado positivo. "Eles têm um time rápido, com um volume de jogo muito bom. Precisamos tomar cuidado com a bola parada deles, com o Tcheco, que é muito forte. Os zagueiros deles são altos. Fora isso, o Léo Gago é um volante com uma saída de jogo muito boa e que finaliza bem. Vai ser um confronto dificílimo, mas esperamos sair com a vitória", afirmou.

Depois de um início desanimador, ainda reflexo da perda da Copa do Brasil, rondando inclusive a zona de rebaixamento, o Coxa conseguiu se estabilizar em uma posição intermediária na classificação e, finalmente, após as vitórias sobre America-MG e Atlético-MG começou apensar em algo mais. Após entrar no G-4, o objetivo do Alviverde agora é somar pontos para se aproximar do grupo de líderes até o final deste primeiro turno.

O técnico Marcelo Oliveira terá a possibilidade de repetir a equipe que conseguiu uma vitória convincente sobre o Galo no final de semana, fato raro nesta competição. Desta forma, Everton Costa e Anderson Aquino, que foram as novidades na escalação, podem permanecer entre os titulares nos lugares de Marcos Aurélio e Léo Gago. No banco, Maranhão está fora por questões contratuais.

Mais uma vez o cérebro do meio-campo será o meia Tcheco, que voltou a confirmar sua aposentadoria para o final do ano, mas que aproveita bem sua boa fase para ajudar a equipe. "Eu tive que ter muita tranquilidade e paciência esse ano para conquistar meu posicionamento no Coxa. No primeiro semestre foi difícil ficar no banco porque eu não era acostumado a isso. Mas eu tive que respeitar a boa fase do grupo. Surgiu a possibilidade e agora é mantê-la. Estou conseguindo responder ao que precisam", avaliou.




Gazeta Esportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário