sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Mais de cinco milhões farão prova do Enem no fim de semana

Foto: Divulgação

Tudo no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 é grandioso. Um batalhão de mais de 430 mil aplicadores e coordenadores estarão distribuídos em 14 mil locais de provas para garantir o êxito do exame, marcado para os dias 22 e 23 de outubro.

Pela terceira vez, um consórcio formado pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) e pela Fundação Cesgranrio será responsável pela aplicação das provas para 5,3 milhões de candidatos de todo o país. O número de inscritos é 15% maior em relação ao exame do ano passado, quando 4,6 milhões de estudantes estavam habilitados.

O Cespe está pronto para cumprir sua parte da missão. Os mais de 250 mil colaboradores do centro recebem treinamento desde setembro para trabalhar no Enem. De acordo com a assessoria de comunicação do centro, os profissionais estão orientados conforme as diretrizes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que gere o exame. Aplicadores em salas de aula, coordenadores, assistentes, fiscais, ledores, intérpretes de libras estão entre os trabalhadores que estarão disponíveis nos dois dias de prova.

O centro da UnB é encarregado de aplicar e corrigir as provas objetivas no Distrito Federal e em 13 estados: Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Sergipe e Tocantins. A área abrange 6,2 mil locais de provas distribuídos em 843 municípios. A correção das redações de todo país também será feita pelo Cespe.

Fundado em 1993, o Cespe figura entre as instituições de maior prestígio na realização de provas públicas no Brasil. Os concursos e vestibulares organizados pelo centro no ano passado reuniram mais de 5,4 milhões de candidatos.

Os recursos obtidos em seleções chegam a render R$ 35 milhões anuais à UnB. Apesar do volume de trabalho, apenas 78 funcionários da Fundação Universidade de Brasília mantêm vínculos formais com o centro, que conta com o auxílio de 410 prestadores de serviço para o funcionamento diário.

Em junho, o Conselho Universitário da UnB aprovou relatório favorável à transformação do Cespe em empresa pública, medida defendida pelo MEC. O documento aprovado pelos conselheiros estabelece que a universidade fique com 10% do faturamento bruto do centro e tenha direito à metade das vagas em seu conselho de administração. O ministro da Educação, Fernando Haddad, comprometeu-se a enviar medida provisória ao Congresso criando a empresa.

PROVAS – Os locais de aplicação do Enem já estão disponíveis na internet na página especial do exame. Confira aqui. O sábado, primeiro dia de provas, será dedicado às ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No domingo, serão aplicadas questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e redação. Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h. O tempo limite para resolução de todas as questões dos dois dias é de 4h30 e 5h30, respectivamente.

Os candidatos devem ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Outros objetos devem ser guardados em embalagens plásticas distribuídas no local de prova. Os gabaritos serão divulgados pelo Inep até quarta-feira, 26 de outubro. Os resultados serão publicados em janeiro de 2012. Criado em 1998, o Enem é utilizado como ferramenta para avaliar a qualidade do ensino médio. Com a implantação do Sistema de Seleção Unificada, em 2009, o exame passou a ser mecanismo de acesso a instituições de ensino superior.





Fonte: UnB

Nenhum comentário:

Postar um comentário