O Distrito Federal teve o maior índice de abstenção do País no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), dos quase 75 mil candidatos inscritos, 31,24% não compareceram aos locais de prova. Porém, aqueles que perderam a prova ontem ainda podem realizar o exame hoje, mas, é claro, terão médias muito abaixo, já que o primeiro dia será zerado.
Em todo o Brasil, 25% dos 5,3 milhões de candidatos inscritos não compareceram para fazer as provas. Para o Ministério da Educação (MEC), o índice nacional de abstenção está dentro do esperado e é inferior ao registrado no primeiro dia do exame no ano passado, quando 27% faltaram.
No DF, o Enem teve início com a abertura dos portões ao meio-dia de ontem, nos locais de provas para os 74,6 mil participantes inscritos. Na entrada, correria, ansiedade e tristeza para os atrasados, que por poucos minutos perderam o direito de realizar a prova, com fechamento dos portões pontualmente às 13h.
Antes mesmo das 12h de ontem, concorrentes que participariam do Enem 2011 se concentravam diante do Centro Educacional Paulo Freire, na Asa Norte, e também no Centro de Educacional da Asa Norte (Cean). No Cean, a adolescente Juliana Gabrielle, de 17 anos, disse que chegou mais cedo para garantir a entrada. "Pretendo cursar Medicina e o Enem pode somar pontos para minha vaga", disse a estudante.
Neste domingo, os candidatos terão uma hora a mais em relação ao primeiro dia para fazer a prova. Isso porque, além de responder às 90 questões de linguagens e matemática, os participantes têm que fazer a redação. Os portões também serão abertos às 12h (horário de Brasília) e fechados às 13h. O Inep recomenda que os participantes cheguem aos locais de prova com uma hora de antecedência para que evitem atrasos.
clicabrasilia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário