Foto: Walter Rodrigues
A comissão técnica do Corinthians modificou algumas vezes a ideia de quantos pontos seria necessário para assegurar o título brasileiro, mas agora, a uma rodada do fim da competição nacional, o primeiro cálculo dito publicamente volta a fazer sentido e se confirma. Como Tite antecipou no início de outubro, somar 71 pontos será suficiente para ser o campeão em 2011.
Com 70 neste momento, o Corinthians depende apenas de empate na rodada derradeira, diante do Palmeiras, para assegurar a conquista, pois o segundo colocado Vasco tem dois pontos e duas vitórias a menos e não poderia tomar a dianteira mesmo se vencer seu último compromisso.
A pontuação mínima para levar o título, agora definida matematicamente, é a mesma obtida pelo Fluminense campeão do ano passado. Na ocasião, a equipe carioca acumulou 20 vitórias e 11 empates. Desta vez, o time alvinegro soma um ponto a menos, justamente o que fecha a conta.
"Os atletas sabem que nesta semana vão ter que trabalhar muito para poder merecer", disse o treinador, cujos cálculos que tem em mãos são entregues pelo departamento de tecnologia da informação do futebol corintiano, comandado por Fernando Alves, filho do ex-lateral direito Zé Maria. Ele e mais quatro pessoas trabalham diariamente em uma sala do CT Joaquim Grava.
Além das projeções matemáticas, Fernando e sua equipe preparam material sobre o adversário de cada rodada. Tite saberá portanto os cuidados a ter com a bola parada do palmeirense Marcos Assunção, por exemplo. "Vai ser toma lá, dá cá. A cada bola que Adriano, Liedson ou Willian puxarem na frente, eles do outro lado também se preocuparão", concluiu o treinador.
Fonte: Gazeta Esportiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário