Foto: www.olairfrancisco.com.br
Comitiva brasiliense faz apresentação em Bruxelas
Começou agora a pouco em Bruxelas, na Bélgica, a apresentação da defesa brasileira para trazer a Universíade de 2017 para Brasília.
Os argumentos brasileiros são apresentados pelo governador Agnelo Queiroz e outros cinco representantes do país: o secretário de Esportes do DF, Célio René; o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, Luciano Cabral; o embaixador do Brasil em Bruxelas, André Mattoso Amado; a ministra Vera Cíntia Alvarez, chefe de cooperação e intercâmbio esportivo do Ministério das Relações Exteriores, e o decano da Universidade de Brasília (UnB), Eduardo Raupp.
A apresentação da comitiva teve início por volta das 11h desta terça-feira, no horário de Brasília. Às 13h, será a vez dos representantes de Taipei, que está na disputa com a capital federal. A divulgação do resultado está prevista para as 16h (horário de Brasília).
O argumento mais forte da comissão brasileira é a infraestrutura preparada para a Copa de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016. Desta forma, em 2017, a cidade estará totalmente pronta para receber a Universíade. Por Brasília passam ainda a Copa das Confederações em 2013 e a Copa América, 2015.
A defesa brasileira também enfatiza o crescimento econômico do país nos últimos anos, o apoio de diferentes níveis de governo na execução da Universíade e o envolvimento da Universidade de Brasília na realização do evento.
A apresentação brasileira em Bruxelas será reforçada pela exibição de um vídeo com imagens do esporte nacional e depoimentos de atletas como Pelé, Lars Grael, Aurélio Miguel e Daiane dos Santos, que fez grandes conquistas em sua carreira como participante da Universíade. Entre as manifestações de apoio à candidatura de Brasília estão carta da presidente Dilma Rousseff, do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e do ministro da Educação, Fernando Haddad.
Experiência
Taiwan está presente em Bruxelas com uma grande delegação, realizando forte campanha junto à Federação Internacional de Esporte Universitário (Fisu). Um dos pontos de destaque da campanha é a tradicional experiência asiática em eventos esportivos de grande porte. A última edição da Universíade, neste ano, foi realizada na China.
Se Brasília for escolhida sede da competição, os jogos olímpicos universitários serão realizados na América do Sul depois de meio século. A única vez que os jogos aconteceram por aqui foi em 1963, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Antes de 2017, os jogos serão realizados em Cazã, na Rússia, em 2013, e em Gwangju, na Coréia do Sul, em 2015.
Integram também a comitiva brasileira em Bruxelas os secretários de Turismo, Luís Otávio Neves; de Assuntos Estratégicos, Nilton Lins; de Publicidade Institucional, Abimael Nunes, e de Comunicação Social, Samanta Sallum; o deputado distrital Olair Francisco, representando a Câmara Legislativa do DF; o professor da Faculdade de Educação Física e chefe do Centro Olímpico da UnB, André Reis, e o reitor do Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Getúlio Américo Moreira Lopes.
Fonte: Agência Brasília
Nenhum comentário:
Postar um comentário