Foto: Divulgação
Pais e alunos podem se preparar. No fim do mês terão início as inscrições para novas matrículas na rede pública de ensino. Quem dá a largada pelo Telematrícula 156 são os alunos para a modalidade da Educação Especial. A antecipação, nesse caso, é devido aos critérios que precisam ser cuidadosamente cumpridos, como o diagnóstico do aluno e a locação para uma escola que atenda melhor à sua necessidade. Referência no ensino para portadores de Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e autismo, a Escola Classe 405 Norte é uma das mais pleiteadas pelos pais.
De acordo com a diretora de Organização do Sistema de Ensino da Secretaria de Educação, Raphaella Rosinha Cantarino, esse primeiro grupo tem uma grande demanda e exige um olhar diferenciado. “Depois do período de inscrição, o pai ou o responsável terá que levar, na regional de ensino da cidade, o laudo médico. O aluno é encaminhado para o centro que melhor se enquadra à necessidade dele”, explica.
O Telematrícula não é por ordem de ligação e é válido apenas para alunos novos na rede pública. O resultado para todas as modalidades sai apenas no final de dezembro. “O processo demora muito porque analisamos o número de inscrições e vagas que temos disponíveis em nossas escolas. Por isso, esse período é feito anteriormente, para a previsão da quantidade de salas de aula. O Telematrícula é apenas uma inscrição. A pessoa recebe um número que pode ou não ser contemplado. A gente tenta atender o máximo de alunos possíveis”, afirma.
Para o ensino regular (básico, fundamental e médio), as inscrições começam no dia 26 de outubro. A dona de casa Rosimeire dos Santos Brito, 23 anos, está ansiosa para matricular o filho de quatro anos na Educação Infantil. “Fui na escola e fiquei sabendo que as inscrições só começariam no final do mês. Até liguei no 156, mas ninguém atendeu o telefone. Eu tenho medo de não conseguir fazer a matrícula”, conta.
Rosimeire mora no Assentamento 26 de Setembro, entre Taguatinga e Brazlândia. A Escola Classe 2, na primeira região, é a instituição mais desejada. “Ela é mais perto da minha casa. Fico mais tranquila ao deixá-lo no ônibus escolar”, diz.
Jornal de Brasília.
clicabrasilia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário