
Na briga pelo título do Campeonato Brasileiro, o Flamengo deixa a competição nacional de lado para concentrar-se na Copa Sul-americana, vista no clube como um atalho para a Copa Libertadores da América do próximo ano. Assim, nesta quarta-feira, o time rubro-negro recebe a Universidad do Chile, às 21h50 (de Brasília), no Engenhão, pela rodada de ida das oitavas de final do torneio continental.
A Universidad é uma velha conhecida do Flamengo, pois eliminou os brasileiros na Libertadores do ano passado. Sob o comando do meia argentino Montillo, hoje no Cruzeiro, o time chileno despachou o Rubro-negro, então com o "ataque do amor" (Vagner Love e Adriano), nas quartas de final. Naquela ocasião, o clube carioca passava por um momento de muita turbulência, com problemas disciplinares e em sua diretoria.
O reencontro com a Universidad acontece em um melhor momento para o Flamengo, que no fim de semana derrotou o Ceará, chegou aos 51 pontos e está no páreo pela luta do título do Brasileirão. Mas, mesmo assim, o técnico Vanderlei Luxemburgo exige foco total no torneio continental.
"O Flamengo sempre entra em campo pensando em conquistar o título e dessa vez não será diferente. O nosso objetivo é conseguir uma grande vitória para ter um refresco no jogo da volta. Vamos nos desligar uns momentos do Campeonato Brasileiro e pensar apenas na Universidad de Chile", afirmou Vanderlei Luxemburgo.
Os jogadores flamenguistas concordam com a importância de se fazer um grande resultado diante dos chilenos, mas reconhecem que será complicado se desligar totalmente do Brasileirão. "Esquecer o Brasileiro é complicado, pois estamos brigando pelo título, mas na hora do jogo vamos conseguir. Temos que pensar somente no jogo contra a Universidad de Chile", afirmou o meia Thiago Neves.
Em relação ao time que vai a campo, Vanderlei Luxemburgo vai escalar suas principais estrelas, os meias Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves. O que facilita a tomada de decisão de Luxa é o fato de ambos estarem fora da próxima rodada do Campeonato Brasileiro, quando o Fla encara o Santos, às 18h (de Brasília) do próximo domingo, também no Engenhão. Enquanto o camisa 7 recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória por 1 a 0 sobre o Ceará e terá que cumprir suspensão, Ronaldinho Gaúcho foi expulso no mesmo jogo após trocar agressões com o volante Heleno.
Outro titular que tem presença assegurada contra a Universidad de Chile é o volante Willians, que já descansou contra os cearenses por estar cumprindo suspensão. Nas demais posições, porém, Luxemburgo poderá dar descanso a alguns atletas que estão desgastados fisicamente. Caso do lateral direito Leonardo Moura, que será substituído por Galhardo. Na fase anterior da competição, o Flamengo eliminou o Atlético-PR.
Se o clube carioca vive um bom momento, o mesmo pode se dizer da Universidad de Chile, que na fase anterior eliminou com autoridade o Nacional, do Uruguai, vencendo as duas partidas: 1 a 0 em Santiago e 2 a 0 em Montevidéu. No fim de semana, a equipe derrotou o Unión La Calera por 3 a 2 e segue na liderança do Torneio Clausura do Chile com 32 pontos, dez a mais que Auxax Italiano e Colo Colo, seus perseguidores mais diretos.
Assim, a boa fase faz com que o técnico Jorge Sampaoli considere sua equipe favorita. "Acreditamos sim que somos favoritos e não podemos pensar de maneira diferente. Acreditamos que temos a obrigação de nos classificarmos e vamos ao Brasil pensando em conseguir um triunfo", disse Jorge Sampaoli.
Para os jogadores, o confronto tem sabor especial, uma vez que o rival conta com jogadores famosos internacionalmente, como Ronaldinho Gaúcho. "Este é o momento de sonharmos com a classificação, de sonhar em avançar e brigar pelo título", disse o lateral esquerdo e capitão Jorge Rojas.
Para pegar o Fla, a Universidad de Chile vai manter a base que eliminou o Nacional. O desfalque fica por conta do atacante argentino Gustavo Canales, que já vinha fora, recuperou-se de lesão, chegou a ficar à disposição, mas acabou tendo problemas de relacionamento com a comissão técnica e foi cortado da delegação que viajou para o Rio de Janeiro.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X UNIVERSIDAD DE CHILE
Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 19 de outubro de 2011 (Quarta-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Saul Laverni (Argentina)
Assistentes: Ariel Bustos (Argentina) e Juan Belatti (Argentina)
FLAMENGO: Felipe; Galhardo, Alex Silva, Welinton e Junior Cesar; Aírton, Willians, Renato Abreu e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
UNIVERSIDAD DE CHILE: Herrera; Rodríguez, Marcos González, Osvaldo González e Rojas; Aránguiz, Díaz, Mena e Castro; Vargas e Lorenzetti
Técnico: Jorge Sampaoli
Gazeta Press
Nenhum comentário:
Postar um comentário