Festa no interior mineiro! O Unaí não desperdiçou a oportunidade que teve e sagrou-se campeão do 16º Campenonato Brasiliense de Futebol da 2ª Divisão. Nesse domingo, o Alviverde precisava de uma vitória simples sobre o Paranoá para ficar com o título e garantir o acesso. Mesmo com um gol anulado na primeira etapa, o time venceu por 2x1, gols de Hugo e Binha, chegou aos 17 pontos e confirmou a dupla conquista. Mesmo com todas as dificuldades, o Paranoá terminou a competição na 5º posição, com 13 pontos, e teve seu gol de honra marcado pelo veterano Abimael.
O Unai entrou em campo para jogar por dois resultados: um empate era o suficiente para o Periquito da Serra carimbar o acesso. Mas queria mesmo era a vitória para ficar com o título sem a necessidade de se preocupar com a outra partida envolvendo Brasília e Bandeirante.
Motivada pelo grande momento da equipe na competição, a torcida alviverde compareceu em grande número e lotou as principais dependências do acanhado estádio municipal. Apesar de que o público pagante oficial divulgado foi de somente 1.100 pessoas, a estimativa da policia militar era de mais de dois mil expectadores. Enquanto os tambores ditavam o ritmo dos torcedores, dentro das quatro linhas a partida era bastante pegada e com poucas oportunidades de gol.
Não valeu
Aos 13 minutos, o atacante Sandro Goiano escorou um cruzamento que veio da esquerda e abriu o placar para o Unaí, mas a arbitragem assinalou impedimento no lance. A torcida foi à loucura e até o presidente do Unai, Elias Andrade, foi ao campo para tirar satisfação com o arbitro Ademário Neves.
Passados os 20 minutos iniciais, com total domínio do time verde, o jogo caiu de produção e as equipes praticamente não ameaçaram os goleiros. O lance crucial da primeira etapa saiu somente aos 49 minutos. Sandro Goiano recebeu ótimo passe na pequena área e finalizou prensado, o árbitro Ademário Neves viu um toque de mão da defesa do Paranoá e assinalou pênalti. Hugo cobrou no canto direito e colocou os donos da casa em vantagem.
No segundo tempo, o Unaí voltou disposto a jogar mais recuado e sair nos contra-ataques. O time que precisava sair era o Paranoá, que perdia o jogo e tinha que virar o marcador a seu favor para ficar com a segunda vaga. A Cobra Sucuri até que tentou algumas jogadas ofensivas, mas sem eficácia.
A tentativa de reação dos visitantes foi definitivamente por água abaixo aos 11 minutos. Após cobrança de escanteio, o goleiro Júnior saiu mal, soltou a bola nos pés do zagueiro Binha, que apenas completou para as redes, 2x0. A partir daí, os gritos de “é campeão” e “o verdão voltou”, ecoaram nas arquibancadas do estádio Urbano Adjunto, praticamente lotado.
Com o segundo gol sofrido, o Paranoá praticamente ficou sem reação e foi presa fácil para os donos da casa. Nos minutos finais da partida, a torcida alviverde ficou de pé para aplaudir a equipe, mas ainda viu o time visitante diminuir o marcador, aos 47 minutos, em um belo cabeceio do veterano Abimael. Depois do lance, torcedores e jogadores do Unai cantaram em uma só voz. É Campeão!
O que disseram
“Realmente eu havia contratado jogadores para sermos campeões. É um time humilde, mas de um caráter muito grande, além de bons atletas que são. Perdemos apenas uma partida no campeonato, para o Brasília, aquele resultado abalou um pouco e até deixou os torcedores desacreditados, mas eu tinha certeza desde o início que esse time seria campeão”, disse o emocionado Elias Andrade, presidente do Unaí.
“Sabíamos da dificuldade, tropeçamos algumas vezes, mas isso faz parte do futebol. O mais importante é a gente saber que o trabalho foi bem feito. Graças a Deus, o objetivo foi alcançado e nós colocamos o Unai na primeira divisão de 2013”, comemorou o atacante Sandro Goiano.
“Isso é fruto de um grande trabalho. Começou organizado, com pagamento em dia, premiação e essas coisas fazem com que os jogadores se motivem ainda mais. Nas horas difíceis, estivemos ainda mais fortes e unidos. Isso fez a diferença e o grupo todo está de parabéns”, cravou o técnico vencedor, Clayton Mineiro. A comemoração dos campeões teve direito a desfile em um carro de bombeiros pelas ruas da cidade.
“A gente sabia que ia encontrar dificuldades aqui, mas a nossa equipe veio com o intuito de conquistar a vitória. Infelizmente não deu. Não perdemos nosso acesso aqui e sim no jogo que empatamos em casa. Agora é trabalhar para o ano que vem e tentar o acesso novamente, porque a cidade do Paranoá ama futebol e merece esse time na primeira divisão”, disse o atacante Abimael pelo lado do Paranoá.
Com o bicampeonato da Segundona (1997 e 2012), o Unai retorna a elite candanga após cinco anos e estará no Grupo B, ao lado de Luziânia, Sobradinho, Gama, Capital e Botafogo. O Grupo A terá o vice-campeão Brasília, Brasiliense, Ceilândia, Brazlândia, Legião e Atlético Ceilandense.
FICHA TÉCNICA
Candangão 2ª Divisão 2012
Estádio Urbano Adjuto, Unaí-MGDomingo, 30/9/2012 - 15h45
Público pagante: 1.110
Renda: R$ 11.000,00 |
Árbitro: Ademário Neves
A1: Westhane Cassiano A2: José Sabino 4º árbitro: Alan Simei |
UNAÍ - 2
|
PARANOÁ - 1
|
Dida
Renatinho Binha Kazito Walise (Marcelinho) Chocolate Andrezinho Luan Alemão (Alan) Sandro Goiano Hugo (Mayson)
Técnico: Cleyton Mineiro
|
Junior
Alberto (Milagres) Sandro Tonico Caio (Daniel) Fábio Japão Carangola Panzinha (Thiaguinho) Eduardo Abimael
Técnico: Alex Oliveira
|
Gols
1º T 49' - Hugo
2º T
11' - Binha |
Gol
2º T 47' - Abimael |
Cartões amarelos
Binha Kazito Andrezinho Mayson |
Cartões amarelosFábio
Eduardo |
Por Jânio Gomes
Esporte Candango
Nenhum comentário:
Postar um comentário