quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Vontade dos clubes prevalece e o Candangão terá início em 12 de fevereiro com 12 participantes

Foto: Walter Rodrigues

Após muitas reuniões e indefinições, enfim, os clubes e a Federação Brasiliense de Futebol chegaram a um consenso e decidiram que o campeonato terá início em 12 de fevereiro. Em conselho arbitral, que durou quase quatro horas à portas fechadas para a imprensa, os clubes aprovaram o inchaço do campeonato de 10 para 12 participantes.

A competição deste ano será disputada nos moldes do campeonato carioca. As 12 agremiações serão divididas em dois grupos de seis, que se enfrentaram chave contra chave no primeiro turno, apenas confrontos de ida. Os dois melhores classificados de cada grupo fazem a semifinal, apenas em jogos de ida, e dos dois vencedores disputam o título do turno, em confronto único.

Já no segundo turno os clubes se enfrentam dentro da própria chave. As semifinais e finais serão da mesma forma do primeiro turno. O Campeão Candango será conhecido após o enfrentamento do campeão de cada grupo. Caso o vencedor do primeiro turno seja o mesmo do segundo não haverá necessidade de disputa das finais.

O presidente do Brasiliense, Luiz Estevão, resolveu participar do arbitral. Apesar de ter concordado com a proposta dos demais clubes, o cartola afirmou que tinha outra ideia para o certame. “O Brasiliense tinha uma proposta mais ousada. Acho que o campeonato de Brasília se ressente da participação de muitos times de cidades-satélites. E a minha ideia era que o campeonato pudesse ser disputado por 16 clubes, assim outras cidades do Distrito Federal poderiam ter seus representantes”.

Um dos líderes do imbróglio que resultou no adiamento do campeonato, José Beni, representante do Ceilândia, comemorou o fim da indefinição. “Estamos satisfeitos. A continuação do arbitral do dia 29 acabou de referendar todas as posições que os clubes haviam tomado nos arbitrais anteriores. Os clubes apresentaram hoje o seu parecer jurídico fundamentando e oferecendo a todos os representantes presentes e ao administrador provisório da FBF, as condições jurídicas para gerar segurança, para que a decisão fosse tomada sem problemas”.

Após a realização dos dois turnos, as duas equipes com pior índice técnico serão rebaixadas para a segunda divisão de 2013. A tabela completa, o regulamento e data de jogos serão divulgados nessa quarta-feira, no site oficial da FBF.

Confira como ficou o chaveamento dos dois grupos.

Grupo A: Brasiliense, Botafogo, Brasília, Luziânia, Legião e Sobradinho.

Grupo B: Gama, Formosa, Ceilândia, Atlético Ceilandense, Brazlândia e Capital.

Clubes fazem “vaquinha” para sanar dívidas na FBF

A entidade que administra o futebol candango vai de mal a pior. Os funcionários estão com dois meses de salários atrasados, além de outras dívidas como taxas de condomínio, contas de telefone e provedor do site que esta fora do ar exatamente por falta de pagamento. A conta totaliza a soma de R$ 33.782,84. Os clubes chegaram a um acordo e decidiram dividir o a dívida entre eles.

Taxas

A respeito das taxas de arbitragem e serviço médico, os clubes assumiram a responsabilidade e vão pagar. Ainda a respeito da arbitragem, ficou decidido por unanimidade entre os clubes que o ex-árbitro Alexandre Andrade é o novo presidente da Ceaf.

Imbróglio

Teoricamente, a novela sobre o início do campeonato foi resolvida. No entanto, o Dom Pedro, que terminou a divisão de acesso em 6º lugar, pode reclamar via justiça comum o direito de estar entre os 12 participantes. O presidente Clever Rafael esteve presente no conselho e saiu com cara de poucos amigos. O cartola contesta os critérios utilizados para a formação dos 12 participantes.

Julgamento

Legião e Atlético Ceilandense impetraram recurso no STJD contra Capital e Brasília, respectivamente. Os dois clubes foram derrotaram na esfera local e tentam reverter à decisão em última instância no Rio de janeiro. O julgamento dos processos em questão já estaria agendado para o próximo dia 19. Com a decisão de inclusão dos 12 participantes, não se sabe se os clubes vão desistir dos recursos.


Por Jânio Gomes


Esporte Candango

Nenhum comentário:

Postar um comentário