sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Cresce risco para jornalistas no Brasil

                                                            Foto: Divulgação

Relatório do Comitê de Proteção a Jornalistas de 2012 alerta para aumento de assassinatos, impunidade e tendência à censura judicial


Ao lado de nações como a Síria, o Irã e o Paquistão, o Brasil entrou, como quarto colocado, na lista dos países onde mais aumentaram os riscos para os jornalistas trabalharem no último ano, de acordo com relatório do Comitê para a Proteção de Jornalistas (CPJ), divulgado ontem em Nova York.
A inclusão do País, segundo o Comitê, ocorreu por causa do número de assassinatos de profissionais, considerado alto - quatro em 2012, depois de registrar três em 2011 -, pelo crescimento da censura judicial e por outro fator preocupante: a falta de punição dos responsáveis e lentidão da Justiça nos processos.
A contagem de baixas fatais no planeta, no ano passado, feita pelo Comitê, chegou a 67 profissionais - o que fez de 2012 "um dos piores anos desde que o CPJ começou a contabilizar as mortes, em 1992". O número só foi superado pelos 74 assassinatos registrados em 2009. Síria e Somália foram, juntos, os principais responsáveis pelo aumento de 42% de vítimas em relação ao ano anterior. Além deles, o informe de Carlos Lauria, coordenador do Comitê na América Latina, destaca a Rússia por suas leis repressivas, e a Etiópia, onde se recorreu até ao terror para silenciar a imprensa.
A lista não se refere aos piores lugares para a imprensa, mas aos que mais pioraram em relação à situação em que estavam um ano antes. Assim, além de mortes, impunidade e censura, contam fatores como leis mais duras e jornalistas forçados a deixar o país. Além de Síria, Irã, Paquistão e Brasil, a lista se completa com outro latino-americano, o Equador, mais Turquia, Somália, Rússia, Vietnã e Etiópia.
Brasil. No caso do Brasil, o documento define 2012 como um ano marcante: "No Brasil, quatro jornalistas morreram em relação direta com seu trabalho, o que representa o mais alto número do País em mais de uma década". Além dos quatro profissionais mortos em 2012 e mais três em 2011, o CPJ adverte que "está investigando outros quatro assassinatos nesse período (2012)" para determinar se eles têm ou não relação com sua vida profissional.
O CPJ considera o Brasil "historicamente um dos lugares mais perigosos" para o exercício da imprensa" e reproduz uma avaliação do correspondente da Al-Jazeera em São Paulo, Gabriel Elizondo: "Em pequenas cidades, blogueiros e editores de pequenos jornais e sites que denunciam a corrupção tem sido transformados em alvo". E o perfil, prossegue Elizondo, "é habitualmente o mesmo: um jornalista de cidade pequena, trabalhando para uma empresa pequena, que é alvo de tiros e morre".
As estatísticas confirmam a avaliação. Seis dos sete jornalistas mortos desde 2011 haviam publicado reportagens sobre corrupção política ou crime. Com a exceção de um deles, todos trabalhavam no interior do País - e o sistema judicial brasileiro, diz o relatório, teria falhado ao não punir os responsáveis.
Censura. "Censura judicial permanece sendo um problema no Brasil", adverte o Comitê, porque "empresários, políticos e autoridades públicas entraram com centenas de ações judiciais contra jornalistas críticos que teriam ofendido suas honras". Ao todo, os órgãos de imprensa receberam 191 ordens da Justiça para tirar material de suas páginas.
O CPJ também afirma que o Brasil "falhou ao não apoiar a liberdade de imprensa no cenário global". Ele destaca: "Em março de 2012, objeções levantadas pelo Brasil e algumas outras nações prejudicaram um plano da ONU para melhorar a segurança de jornalistas e combater a impunidade. Três meses mais tarde, o Brasil apoiou uma ofensiva do Equador para enfraquecer a Comissão Interamericana de Direitos Humanos". /GUSTAVO CHACRA, DE NOVA YORK, e GABRIEL MANZANO

Fonte: O Estado de S.Paulo

Meteorito atinge região central da Rússia e deixa 400 feridos

                                     

                                                            Foto: Reuters     

Em entrevista à 'Rádio Estadão', integrante da comunicação social Embaixada Brasileira na Rússia, Alexandra Rudakova, relata que não há brasileiros entre os feridos, mas que o clima é de pânico


YEKATERINBURGO - Cerca de 400 pessoas ficaram feridas em consequência de um meteorito que atravessou o céu sobre a Rússia nesta sexta-feira, lançando bolas de fogo na direção da Terra, quebrando janelas e acionando alarmes de carros. 

Em entrevista à 'Rádio Estadão', integrante da comunicação social Embaixada Brasileira na Rússia, Alexandra Rudakova, relata que não há brasileiros entre os feridos, mas que o clima é de pânico.

Moradores que estavam a caminho do trabalho em Chelyabinsk ouviram um barulho que parecia ser de uma explosão, viram uma luz forte e sentiram uma onda de tremor, de acordo com um correspondente da Reuters na cidade industrial, que fica a 1.500 quilômetros de Moscou. 

O meteorito atravessou o horizonte, deixando um longo rastro branco em seu caminho que podia ser visto a até 200 quilômetros de distância, em Yekaterinburgo. Alarmes de carros soaram, janelas quebraram e telefones celulares tiveram o funcionamento afetado pelo incidente. 

Autoridades municipais de Chelyabinsk disseram que cerca de 400 pessoas procuraram ajuda médica, a maioria por pequenos ferimentos causados por estilhaços de vidro. 

"Eu estava dirigindo para o trabalho, estava bem escuro, mas de repente veio um clarão como se fosse dia", disse Viktor Prokofiev, de 36 anos, morador de Yekaterinburgo, nos Montes Urais. "Me senti como se estivesse ficado cego pela luz", acrescentou. 

Não foram relatadas mortes em consequência do meteorito, mas o presidente Vladimir Putin, que nesta sexta-feira recebe ministros da Fazenda dos países do G20, e o primeiro-ministro Dmitry Medvedev foram notificados sobre os acontecimentos. 

Uma autoridade ministerial local disse que a chuva de meteoros pode ter ligação com um asteróide do tamanho de uma piscina olímpica que vai passar a uma distância de 27.520 quilômetros da Terra, mas isso não pôde ser confirmado. 

Incidentes do tipo são raros. Acredita-se que um meteorito tenha devastado uma área de mais de 2.000 quilômetros quadrados na Sibéria em 1908. 

O Ministério de Emergência da Rússia descreveu o acontecimento desta sexta como uma "chuva de meteoro na forma de bolas de fogo", e pediu aos moradores para manter a calma.




Fonte: Estadão


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Água do DF: qualidade até que é boa, mas a quantidade...


                                                                      Foto:Divulgação

Não é ruim, mas ainda está longe de ser excelente. Levantamento da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento (Adasa) mostra que a qualidade da água do DF está situada nas faixas “média” e “boa”. Já no quesito quantidade, os resultados são menos animadores: alguns pontos do DF estão em estado de alerta ou crítico. Os resultados revelam que o uso racional e prudente do recurso natural é cada vez mais necessário.

Segundo Rafael Mello, superintendente de Recursos Hídricos da Adasa, quando o assunto é a quantidade de recursos, o Lago Paranoá merece atenção especial. “Em alguns períodos do ano, a quantidade de água do Lago é comprometida em função da impermebialização, que faz com que os rios sequem mais rápido”, explica. Mello destaca que boa parte da chuva ocasiona acentuada infiltração: “Cerca de 30% do que chove infiltra”.

O superintendente explica que no Parque Nacional também é possível verificar acentuada escassez. “Dentro do parque, o alerta é em relação ao uso por parte da Caesb, para complementar o abastecimento de água para a população”, justifica. De acordo com ele, alguns fatores contribuem diretamente para essa escassez: “Várias ações resultam na diminuição dos recursos hídricos, entre eles o uso em excesso, a devastação da vegetação nativa, as ocupações irregulares e o assoreamento dos rios”, enumera.

Já quando o assunto é a qualidade, Rafael afirma que entre as sub-bacias   que apresentaram Índice de Qualidade de Água (IQA) abaixo do esperado estão o Ribeirão Sobradinho e Rio Melchior. “Com base nesse resultado vamos direcionar as ações. Daqui para frente, colocaremos uma lupa em cima dessas regiões”, afirma. Para ele, o resultado ruim não é uma surpresa: “São regiões em que o próprio DF decidiu aceitar esse nível de qualidade. São áreas em que há o tratamento de esgoto e já estão dentro dos seu limite”.

Para Mello, as condições climáticas exigem atenção especial. “Em determinada época do ano, temos considerável quantidade de água. Já no período seco, a capacidade de diluição dos rios diminuiu consideravelmente”, completa.

Escassez e poluição
Para chegar aos resultados divulgados, desde 2009 são monitoradas águas dos rios por meio das 47 estações da Adasa. Nas áreas onde foram observadas mediações de qualidade média, o problema está relacionado com lançamentos de efluentes domésticos (esgoto), a principal fonte poluidora hídrica do DF.

É importante destacar que, na maioria dos casos, os dois males não atingem as sub-bacias simultaneamente. Os problemas costumam ser em relação à qualidade ou em relação à quantidade, separadamente. Entretanto, em alguns casos, a situação tem como agravante a ocorrência simultânea de escassez e qualidade, como observado nas regiões dos rios Descoberto — responsável por 65% do abastecimento de água do DF —, e Maranhão.

Assoreamento
De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Eduardo Brandão, um dos fatores que mais contribuem para a escassez de água no Lago Paranoá é o assoreamento. “Existem vários pontos de terra que se formam por todo o lago. Nos últimos anos, é possível notar uma perda considerável de água e volume. Todo lago artificial necessita de uma manutenção periódica’’, declarou.

Segundo Brandão, para solucionar essa questão, a secretaria desenvolveu o projeto Caminho para as Águas. A ação consiste na recuperação das margens com o replantio das matas ciliares, além da formação de áreas de convivência. A ideia é socializar estas margens, transformando os usuários nos principais protetores e fiscais dessas áreas.

Distribuição inadequada
Segundo o engenheiro agrônomo, Fábio Alessandro Padilha Viana, a escassez de água no DF tem aumentado em função da distribuição e da reposição inadequadas. “Á água não está acabando, porém, a distribuição não é eficiente. Observo que aqui existem poucas áreas impermeáveis, o que já é uma grande vantagem”, alertou o engenheiro. 

Para ele, a conscientização pode mudar esse cenário. “Não vamos ter grandes problemas futuros em relação a água. Aqui, as pessoas não têm tanto hábito de desperdiçar água como em outros estados. O desperdício maior são oriundos de problemas estruturais. Por isso, acredito que a solução seja a adoção de medidas por parte das autoridades responsáveis para coibir o aumento da escassez”, explicou Viana.

Por: Patrícia Fernandes


Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br

Unidos de Vila Isabel é vencedora do carnaval do Rio

                                                                   Foto: Divulgação


A Unidos de Vila Isabel venceu o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro deste carnaval. Ela recebeu 299,7 pontos com um enredo em que contou a rotina da vida na roça e exaltou a importância dos agricultores.

Falando sobre a raça de cavalos mangalarga marchador, a Beija-Flor sagrou-se vice-campeã com 299,4 pontos. A Inocentes de Belford Roxo, escola que desfilou pela primeira vez no Grupo Especial, foi rebaixada para a segunda divisão com 291,1 pontos. É o terceiro título da Vila Isabel no Grupo Especial. 

Os anteriores foram em 1988 e 2006.


Fonte: Agencia Estado

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Excesso de Coca-Cola teria contribuído para morte de neo-zelandesa

                                                           Foto: Reprodução

Natasha Harris bebia entre 6 a 10 litros do refrigerante por dia, o que conteria o dobro do limite recomendado para a ingestão de cafeína por um adulto.


Um médico legista na Nova Zelândia concluiu que o consumo excessivo de Coca-Cola teria contribuído para a morte de uma mulher de 30 anos que sofreu um ataque cardíaco em 2010.
Natasha Harris bebia entre 6 a 10 litros do refrigerante por dia - quantidade que é duas vezes acima do limite recomendado para a ingestão diária de cafeína por um indivíduo adulto.
Harris, que tinha oito filhos e já havia perdido todos os dentes por excesso de cáries, bebia Coca-Cola o dia inteiro.
Segundo sua família ela seria "viciada" na bebida, chegando até a sofrer "sintomas de abstinência", como tremedeiras.
Para a Coca-Cola, não é possível provar que o seu produto teria contribuído para a morte de Harris.
O médico legista que determinou as causas de seu falecimento, porém, disse que se não ela tivesse bebido enormes quantidades do refrigerante, não teria morrido "nem quando nem da forma que morreu".
Segundo o perito, a Coca-Cola foi um "fator significativo" para a deterioração da condição cardíaca de Harris.
Ele admitiu que não é possível responsabilizar as empresas produtoras de refrigerantes pela saúde de consumidores que abusam do produto, mas disse acreditar que tais empresas deveriam alertar seus clientes sobre os riscos da ingestão excessiva de açúcar e cafeína. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC. 
Fonte: estadao

Rodrigo Tiuí poderá ser a arma de Márcio Fernandes contra o Ceilândia

                                                               Foto: Jânio Gomes
Focado na possibilidade de antecipar a classificação do Brasiliense às semifinais, em caso de vitória contra o Ceilândia no próximo sábado pela quinta e penúltima rodada da fase classificatória do primeiro turno do Candangão, o técnico Márcio Fernandes trabalha forte para que a equipe amarela tenha a mesma postura do jogo passado, no empate contra o Gama, em busca dos três pontos. O atacante Rodrigo Tiuí poderá ser a novidade amarela para tentar superar o poderio defensivo do Gato.

Questionado sobre qual deverá ser a postura do Jacaré contra os atuais campeões, Márcio Fernandes afirmou que espera de sua equipe um desempenho igual ao apresentado contra o Gama. O treinador aproveitou para rasgar elogios ao adversário. “A postura é a mesma. São dois grandes times. Jogamos contra o Gama e agora vamos enfrentar o atual campeão, que é uma grande equipe. A gente sabe que as dificuldades vão ser grandes, então precisamos ter uma conduta como foi a do jogo passado, porque assim temos chances de conquistar a vitória”, disse.

Contra o Brazlândia, o treinador escalou como dupla de ataque Abraão Lincoln e Washington. No duelo passado, no estádio Bezerrão, a novidade foi o meia Rafael Ipuã atuando como segundo atacante. Resta saber o que prepara Márcio Fernandes para surpreender o Gato. “Não decidi ainda. A gente trabalha e procura várias formações para ver qual é a melhor para o jogo. Dependendo disso, a gente define na concentração”, despistou o comandante.
Tiuí pode ser o nome da vez
A novidade que poderá surpreender o Ceilândia gira em torno da possível escalação do atacante Rodrigo Tiuí. O jogador veio do futebol russo e ainda não teve a documentação regularizada, mas isso pode ser resolvido a qualquer momento. “A melhor pessoa do Brasil para fazer isso (regularização) está aqui no Brasiliense. Estou falando isso por experiência, porque estive em outros clubes e foi o seu Eduardo que liberou. Se ele não conseguir liberar, ninguém vai conseguir. Ele libera jogadores para clubes como Santos e Corinthians. A gente está confiando nele para que o Tiuí possa ter condição de jogo”, afirma Márcio Fernandes, que comandou um treino técnico na manhã desta quarta, no campo principal do estádio Serejão.
O jogador também está otimista com a possibilidade de estrear no próximo sábado. “Espero que a minha documentação fique pronta. Acho que já está quase tudo certo, já estou com a expectativa de poder ir para o jogo e ajudar o Brasiliense que é uma equipe que tem me acolhido muito bem. O que eu sei é que a papelada já foi mandada para a federação e falta sair o nome no BID-CBF (Boletim Informativo Diário da CBF). Está tudo bem encaminhado, espero que até sábado tudo esteja resolvido”, disse o jogador, com passagens por equipes como Fluminense e Atlético Goianiense.
O Brasiliense tem sete pontos e lidera a chave B. Em caso de vitória sobre o Ceilândia, no sábado, às 17h, no Serejão, combinando com tropeços de Luziânia ou Unaí, o Jacaré se classifica de forma antecipada às semifinais da Taça JK, o primeiro turno do Campeonato Candango.
Por Jânio Gomes
Esporte Candango

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

QUEM TRAIU QUEM?

                                                              Foto: .brasil247

Para o PMDB, 80% dos petistas traíram o deputado Henrique Alves (PMDB-RN) ao apoiarem a candidatura de Júlio Delgado (PSB-MG) à presidência da Câmara na segunda-feira. Eleito no primeiro turno, porém, Alves, que defendeu com veemência, como candidato, a prerrogativa da Casa na cassação de mandatos, mudou o discurso dois dias depois ao afirmar que a chance de não cumprir uma decisão do Supremo é "zero". Afinal, quem traiu quem?

Apesar de fortes aliados, o PT e o PMDB têm agora um assunto mal resolvido na relação. Para os peemedebistas, 80% dos petistas traíram o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) na eleição para presidente da Câmara ao votarem no candidato do PSB, Júlio Delgado (MG). Por outro lado, os petistas viram nesta quarta-feira 6 que provavelmente perderam um aliado na defesa de que a prerrogativa para a cassação de mandatos parlamentares pertence à Casa, após uma visita de Alves ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. O deputado afirmou que a chance de a Câmara não cumprir uma determinação do STF é "zero".

O recém-eleito presidente da Câmara mudou seu discurso em praticamente dois dias. Enquanto candidato, defendeu o que o PT queria ouvir: que o julgamento do chamado "mensalão", que condenou líderes do PT, terminaria na Casa. "Essa é a lógica da Câmara, não é? Vai ser finalizado aqui", declarou, em seu discurso de posse. Sua fala chegou a ser interpretada até mesmo como uma afronta contra a corte suprema: "Os outros Poderes, com todo o respeito... mas o Poder que representa o povo brasileiro, na sua mais sincera legitimidade, queiram ou não queiram, é esta Casa aqui, é o Legislativo, é Parlamento brasileiro".
Como que num passe de mágica, no entanto, Alves manifestou um tom completamente conciliador ao Judiciário depois da visita a Barbosa. "É imenso o respeito entre o Legislativo e o Judiciário e vice-versa... Então cada um sabe sua responsabilidade", declarou. Quanto à possibilidade de não cumprir a determinação do tribunal, o que seguiria a linha de seu antecessor, o petista Marco Maia (RS), afirmou: "Não há a menor possibilidade, o risco mínimo de confronto entre o Legislativo e o Judiciário é zero. Zero. Quem pensar diferente, é a frase popular: tire o cavalinho da chuva".
Já era previsto, no ambiente político, que Alves adotaria um discurso mais moderado do que o de Maia, procurando, no lugar de conflitos, apaziguar os ânimos. Mas a mudança no discurso mostrou que a intenção vai além disso. E essa pode ser, na verdade, apenas a primeira de uma série de traições do peemedebista. Afinal, se pedirem a Alves que escolha entre Dilma Rousseff e Aécio Neves, o deputado provavelmente ficaria ao lado do tucano, de quem é amigo pessoal, da mesma forma que seu pai, Aluizio Alves, foi companheiro de Tancredo Neves.
Fonte: brasil247

http://www.brasil247.com/+fn5v1

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Equipe Medalha de Ouro.

                                             José Daniel será o comentarista do jogo
Equipe Medalha de Ouro.
Escala meio de semana. Quinta-feira, 7/22013. Jogo da 4ª rodada candango 2013.
Quinta-feira, 7/22013

20h | Bezerrão - Gama x Brasiliense

4ª Rodada
Quinta-feira, 7/2/2013
Estádio Bezerrão – No Gama DF
20h | Bezerrão - Gama x Brasiliense
Com: Walter: Narrador
Matusalém: Âncora e plantão
Comentários: José Daniel
Reportagens: Fábio Vila Nova


Árbitros
Estádio Bezerrão - 07/02 - quinta-feira - 20h30
Gama x Brasiliense
Árbitro:·Rodrigo Raposo
A1:·Marrubson Melo
A2:·José Reinaldo
4º Árbitro:·Vanderley Soares

Ouça o jogo aqui Radio Redentor AM 1110
www.radioredentor.com.br



Por: Walter Rodrigues

CARNAVAL 2013 DA ARUC COM JORGE ARAGÃO E RAÇA NEGRA

                                                                                Foto: Divulgação
O folião que gosta de Carnaval não precisará sair do Distrito Federal para aproveitar grandes atrações. Jorge Aragão e o grupo Raça Negra foram convidados para participar do Carnaval ARUC da 2013. A festa que acontece nos dias 8 e 9 de fevereiro marca a abertura do Carnaval do Distrito Federal. Os organizadores do evento esperam reunir cerca de 15 mil pessoas por noite!
Data: 8 e 9 de Fevereiro.
Hora: Sexta e sábado, a partir das 20h.
Local: ARUC - Área Especial 8, Cruzeiro Velho.


Atrações

Sexta-feira 8/02
JORGE ARAGÃO
                                                                       Foto: Divulgação
Sábado 9/02
RAÇA NEGRA

Sobre

O evento é promovido pela Administração Regional do Cruzeiro, Organização Caminhando para o Futuro (OCF), Governo do Distrito Federal (GDF), e conta com a parceria da Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc), Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde e Secretaria de Justiça. A intenção é chamar a atenção da sociedade, por meio de atrações artísticas e educativas, para a prevenção à Aids e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).
Carnaval Educativo
Marcelo Senise, diretor de projetos da OFC, afirma que o principal objetivo do evento é chamar a atenção da sociedade para a prevenção da AIDS e DSTs. “Observamos o crescimento do número de infectados. Isso em geral ocorre porque a população tem se descuidado”, destacou. No local será montado um posto do “Fique Sabendo”, programa do Ministério da Saúde que trabalha diretamente com este assunto. Em 20 minutos os interessados terão resultados do teste de HIV/Aids. Ainda serão distribuídos preservativos e apresentados pequenos vídeos em dois telões de alta resolução. Monitores especializados irão tirar dúvidas sobre o tema.
Para o presidente da Organização esta época é propícia para falar sobre o assunto. “Nossa intenção ao trazer grandes cantores foi justamente atrair o maior número de pessoas. E por meio deles tratar deste tema tão importante para nossa sociedade”, disse Queroaque Copriva.
Aids no DF
Segundo dados do Ministério da Saúde a taxa de incidência de Aids no Distrito Federal aumentou acima da média nacional nos últimos dois anos. Em 2010 eram 16,7 portadores da doença a cada grupo de 100 mil pessoas no DF. No final de 2012 esse número aumentou para 19,5, o que representa um crescimento de 16,7%. Apesar do aumento maior que a média do país, Brasília ocupa a 25ª posição no número de casos de contaminação entre as capitais do Brasil.

Ingressos

Entrada franca, mediante retirada de ingresso na Secretaria da ARUC. Cada pessoa pode retirar no máximo 2 (dois) convites.
Camarote VIP Open Bar: R$ 70,00 (1° Lote)

Ponto de Vendas

Bilheteria da ARUC.
Camarote no telefone (61) 3297-0012

Mais Informações

Telefones: (61) 3344-5404 / 3344-4748 / 84180801 / 8315-8878 / 8179-7879
Classificação: 16 anos / 18 anos (Camarote VIP).
Realização: Administração Regional do Cruzeiro e Organização Caminhando para o Futuro (OCF).
Parceiros: Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (ARUC), Ministério da Saúde, Governo do Distrito Federal, Secretaria do Estado de Saúde e Secretaria de Justiça.

Atenção

Para sua segurança, antes de adquirir o ingresso verifique junto à empresa promotora do evento quais são as características e as suas garantias. Verifique também no telefone de informações a data, hora e local de realização do evento. O DeBoa.com limita-se tão somente à divulgação das informações distribuídas pelas empresas promotoras de eventos.

Fonte: brasilia.deboa.com

http://brasilia.deboa.com/baladas/carnaval-2013-da-aruc.html

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Sobradinho acerta com o técnico João Carlos Cavalo


                                                 Técnico João Carlos Cavalo
Um bom profissional não fica sem emprego! A máxima se aplicou bem ao técnico João Carlos Cavalo, que se desligou do Luziânia na manhã desta segunda-feira e algumas horas depois assumiu o Sobradinho. O novo treinador do Leão da Serra foi apresentado no início desta tarde aos jogadores e tem a missão de tirar a equipe alvinegra da crise em consequência das três derrotas seguidas no Candangão 2013.
Mais cedo, o Esporte Candango divulgou em primeira mão a saída do comandante do Luziânia. Na equipe goiana, Cavalo não conseguiu vencer. Foram dois empates e uma derrota. Agora, o treinador assume o Sobradinho, dono da pior campanha até o momento, com três jogos e três derrotas. A equipe da cidade serrana iniciou a competição sendo comandada pelo famoso tetracampeão brasileiro Branco, mas foi abandonado pelo comandante após a segunda rodada. No fim de semana, o gerente Bilzão esteve à beira do gramado na derrota por 4x2 para o Brasília.
A negociação entre João Carlos Cavalo e a diretoria do Sobradinho aconteceu no início da tarde desta segunda. Em seguida, o comandante se encaminhou para o centro de treinamento no clube Agepol, no Setor de Clubes Sul, para ser apresentado aos jogadores. Cavalo trouxe seu preparador físico, Antônio Carlos.
O Sobradinho precisa de uma recuperação urgente para tentar uma vaga nas semifinais do primeiro turno do Candangão. Atualmente, o Leão da Serra ocupa a lanterna do Grupo B, sem pontuar. No próximo sábado, a equipe alvinegra tenta a arrancada diante do Ceilândia, único dos 12 times com 100% de aproveitamento no primeiro turno, no estádio Bezerrão, às 16h.
Por Jânio Gomes
Esporte Candango

Brazlândia fecha com novo treinador para o restante do Candangão 2013


Campeonato curto aliado à falta de resultados. Essa tem sido a combinação perfeita para aqueda de técnicos nessa primeira metade do primeiro turno do Candangão 2013. Dessa vez, a movimentação aconteceu na cidade do morango. O Brazlândia anunciou o acerto com o técnico campeão candango de 2011 pelo Brasiliense, Marcos Soares.
O treinador chega para substituir o técnico Silvio de Jesus, afastado do cargo por um problema de saúde. É a quarta mudança de técnicos no Candangão. Luziânia, Sobradinho e Botafogo foram as outras equipes que trocaram de treinador na competição local.
Em conversa com o Esporte Candango, Moacir Ruthes - presidente do Brazlândia - confirmou o acerto com Marcos Soares. “Gostaria de agradecer ao Wilson Moreira por ter nos ajudado frente à impossibilidade do Silvio, que ainda está convalescendo. Mas infelizmente os resultados não apareceram e temos que nos mexer para que as vitórias venham”, explicou o mandatário.
Porém, o trabalho de Marcos Soares não será dos mais fáceis na Chapadinha. O técnico corre contra o tempo e contra a tabela para tentar classificar o Brazlândia às semifinais da Taça JK. Com apenas dois pontos, a Garça terá mais três compromissos no primeiro turno e para se classificar teria que vencer todos.
Marcos Soares estava sem clube desde a saída do Sobradinho no ano passado. O Leão não se classificou à fase semifinal da Taça JK e a diretoria do clube trouxe Reinaldo Gueldini para o comando no restante do torneio doméstico.
O treinador aproveitou o “tempo livre” para fazer estágios em times tradicionais do futebol brasileiro, como Flamengo e Corinthians. Marcos já comandará a Garça no próximo domingo contra o Unaí, em partida válida pela quarta rodada do Candangão 2013.

Por Paulo Soares

Esporte Candango