quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Dia de Zumbi é feriado em mais de mil municípios

Oliviera Silveira poeta e militante gaúcho foi um dos protagonistas da defesa do nome de Zumbi de Palmares como heroi nacional. Foto: Divulgação

O Dia de Zumbi dos Palmares, comemorado em 20 de novembro, é uma ideia que vinha se consolidando sobretudo nos anos 70 do século passado, inicialmente por proposta de militantes do Rio Grande do Sul, entre eles se notabilizou o poeta Oliveira Silveira.

 Na época a intenção dos ativistas era de promover uma unidade no pensamento do povo negro brasileiro. Com esse propósito, Oliveira Silveira se dedicou em pesquisas, foi quando se deparou com a história do Quilombo dos Palmares, uma comunidade formada por escravizados fugitivos e sua resistência ao processo de dominação, sua luta e de seu Líder “Zumbi do Palmares”, e com a data do seu assassinato, 20 de novembro.

Atualmente, o 20 de novembro é feriado 1.047 municíos brasileiros. O líder quilombola foi assassinado em 1695, após 18 meses do ataque cabal a Palmares, ocorrido em fevereiro de 1694.

Acredita-se que Zumbi nasceu em 1655, em um dos acampamentos no Quilombo. Ainda jovem, ele foi aprisionado em 1662 e dado ao padre Antonio Melo que o batizou como Francisco. Ele ensinou ao jovem latim e português e, por sua vez, passou a ajudar o sacerdote em suas missas.

Durante 14 anos, entre 1680 e 1694, Zumbi liderou a República dos Palmares retaliando e afastando os ataques das tropas portuguesas. Porém, em 1694, com apoio da artilharia, os portugueses derrotaram Zumbi e destruíram a República dos Palmares.




Fonte: Jornal de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário